Este é meu novo blog. Trata do Futuro. Nas suas mais diversas dimensões. Só para chatear os Maias, Nostradamus e demais desgraçadinhos profetas da fatalidade apocalíptica de 2012.
Apesar de vivermos, no paradoxo da simultaneidade da utopia hyppie e da distopia punk, recusamos a ideia do Make Love Not War bem como da egrégia paranóia do No Future. Ambas as visões são, a meu ver, reaccionárias e conformistas. Num tempo em que o paganismo de base naturalista-ecologista renasce poderoso, a ideia de futuro e de progresso cientifico-tecnológico, só é tido em conta se servir a ideologia da famosa "sustentabilidade", que muitas vezes traz escondida na narrativa ambientalista mais radical, ideologias ameaçadores à liberdade individual e colectiva, bem como da sobrevivência da sociedade democrática. A palavra de ordem da época é o Back To Nature, e talvez por isso a ideia linear de Futuro e do progresso seja estrategicamente esquecida, senão mesmo atacada na info-memosfera. Como resultado, a Ficção Científica, mais o género fílmico do que o género literário, é já uma vaga recordação.
Em certa medida vivemos num presente-futuro-distópico bem marcado pela inversão de valores, digno de uma qualquer novela de FC dos anos 70, como seja por exemplo, a propaganda politico-comunicacional totalitária de crises climáticas simuladas, chamadas Aquecimento Global para nos entendermos, que são exclusivamente geradas em computador sem qualquer representação na realidade, mais o alarmismo e a ameaça chantagista, difundida em massa até à agonia final , da extinção (que por consequência é também virtual) da humanidade.
Aqui vai valer quase tudo. Desde a literatura de Ficção Científica, Clips, Filmes, Arquitectura, Design Gráfico, Novidades científico-tecnológicas, etc.
Welcome to the Future.
Parabéns pelo blogue! Está com um visual fantástico. Apetece mesmo pôr de lado as profecias e lançarmo-nos numa nave a percorrer os caminhos do futuro...
ResponderEliminarMuito bem. Obrigado pelo comentário
ResponderEliminar