domingo, 27 de junho de 2010

O que é Ficção Científica? (2)

Apesar da distinção entre a FC e a Fantasia mais ou menos rígida apresentada no post anterior, não quer dizer que os dois géneros não possam interagir um com o outro. A Fantasia Científica ou a Space Opera utilizam signos derivados da FC para descrever novos e excitantes ambientes, mas ainda assim estes duas sub-categorias são mais típicas da Pulp-Fiction dos anos 20 e 30. Isto porque não se preocupavam em tornar plausíveis os futuros inventados, concentrando-se nos componentes narrativos da aventura forçando muitas vezes os limites físicos do Universo para criar plausibilidade a partir de efeitos especiais não explicados.



Nos meados dos anos 50 surgiu uma escola de pensamento que pretendia que as disciplinas "macias" como por exemplo a Psicologia e a Sociologia deveriam ser consideradas também  como Ciências. Esta pretensão teve interessantes implicações na FC.
A novela The Demolished Man (1953) de Alfred Bester, é um bom exemplo. O livro descreve uma sociedade em que a maioria das pessoas possuem poderes telepáticos, o que dificilmente será considerado uma noção científica. Todavia, na exploração do tema, Bester claramente avalia e racionalmente expõe, os argumentos quer a favor quer  contra a telepatia, e tenta extrapolar de uma maneira lúcida e realista, os efeitos na sociedade que a introdução dos poderes psiquicos pode trazer. Bester descreve uma América que evoluiu de uma maneira completamente diferente ao que seria de esperar em condições normais. Evoluiu para uma Utopia na qual o crime praticamente deixou de existir, pois poderia ser detectado mesmo antes de ocorrer (Philip K. Dick, volta a pegar neste tema na short-story adaptada ao cinema, chamada Minority Report).  O autor examina o outro lado da moeda e mostra como este tipo de ambiente social pode ser opressivo e perigoso.

Ilustração Gene Mollica

O que torna o Homem Demolido ou Desintegrado (The Demolished Man), uma novela genuína de FC, é o facto de imaginar uma transformação implausível na sociedade, e extrapolar coerentemente as repercusões que tal transformação traria ao posterior desenvolvimento da civilização. Este livro, é o triunfo das especulação sociológica, e o seu método exemplifica aquilo que é a verdadeira Ficção Científica.

Sem comentários:

Enviar um comentário