quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Os Dragões (3)

Classificação de Dragões Segundo o Seu Habitat

Dado que os dragões conseguem voar, propagar-se pela Terra foi tarefa fácil. Sendo assim, é possível encontrar qualquer espécie em qualquer região que goze do habitat adequado. Os dragões europeus por exemplo, já foram avistados em zonas remotas da América do Norte. Muitas vezes encontrar concordância na sistemática draconiana elaborada pelos diferentes dragonologistas é quase tão difícil como encontrar, nos dias de hoje, um dragão.
Por exemplo, o Knucker ( Draco troglodytes) para alguns é um dragão das florestas enquanto para outros é um dragão aquático que vive em buracos do tipo Knucker no Sussex na Inglaterra. O nome deriva do Anglo-Saxónico Nicor que significa monstro aquático. É descrito como tendo asas embora outros autores o refiram como tendo asas apenas vestigiais e aparência serpentina. O famosos Knucker viveu, de acordo com a lenda, em Lyminster,

e gerou grande confusão na população, pois era um grande devorador de gado, veados, crianças perdidas e até de aldeões. Foi assim que a população se reuniu para o matar. Este tipo de dragões matava pelo veneno e por constrição.A Norte de Lyminster pode encontrar-se a toca onde teria vivido o Knucker. A Igreja, dedicada a Santa Maria Madalena e uma pérola românica de 6 sinos, contém a Slayer´s Slab, a tumba do cavaleiro que matou o dragão.


O Knucker está tão enraízado no folclore inglês, que ainda hoje se podem ver referências, por exemplo no rótulo de uma cerveja. (Em Baixo).

O Draco occidentalis magnus, o Dragão Europeu, possuía 4 pernas e asas bem desenvolvidas e coloração verde escura, vermelha, e ocasionalmente dourada. Ao contrário da maioria dos répteis, os dragões passam muito tempo a tomar conta das suas crias após estas terem eclodido dos ovos, desenvolvendo-se uma forte ligação entre a cria e o progenitor. As chamas são produzidas por um veneno inflamável enquanto o produzido pelo Knucker não tem qualidades combustíveis. O veneno do Dragão do Gelo do Ártico, (em cima)Draco Occidentalis maritimus, por outro lado, quando vaporizado no ar frio, demonstra um efeito corrosivo em tudo semelhante a uma queimadura feita pelo gelo. Estes 3 tipos de dragões podem ser todos considerados ocidentais.
Lars Grant-West, um artista gráfico cujos trabalhos versam o fantástico, muito utilizados pelos Wizards of The Coast, criadores de jogos como o Magic The Gathering, é um grande ilustrador de dragões. Em baixo, estão 3 gravuras de Lars. Todos eles se podem considerar dragões ocidentais.

Big Red

Big Green

                                                       Iron Dragon ou dragão ferruginoso.

5 comentários:

  1. Fiquei com pena desse Knucker...é pena crescerem tanto, se não, eram perfeitos para acender o fogão de vez em quando...
    A sério, esta matéria sobre os dragões está para lá de espectacular...texto e imagem...
    Feliz 2011!

    ResponderEliminar
  2. Crescerem tanto e terem um apetite um tanto ou quanto voraz... Ainda por cima fazemos parte do seu menú diário.

    ResponderEliminar
  3. E já agora, Feliz Ano Novo Lolipop e pouco dragão a bordo.

    ResponderEliminar
  4. .

    . mais do que esclarecido, rui . nesta apresentação mais.que.perfeita .

    .

    . continuação de uma boa semana .

    .

    . paulo .

    .

    ResponderEliminar